Política

Ronaldo Medeiros mostra altivez e assina nota de solidariedade a Paulão após vencer disputa interna no PT

Deputado federal poderá perder o mandato nesta segunda em ação no TRE

Redação 20/09/2025
Ronaldo Medeiros mostra altivez e assina nota de solidariedade a Paulão após vencer disputa interna no PT
Ronaldo Medeiros - Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores de Alagoas divulgou uma nota oficial de solidariedade ao deputado federal Paulão (PT/AL), que será julgado nesta segunda-feira e corre o risco de perder o mandato em favor de Nivaldo Albuquerque (Republicanos). O documento, assinado pelo presidente estadual do PT, deputado Ronaldo Medeiros, marca um gesto de altivez política diante das divergências recentes entre os dois líderes.

Até pouco tempo atrás, Ronaldo Medeiros e Paulão viviam um racha interno que dividiu o partido em Alagoas. Em disputa acirrada, Medeiros saiu vitorioso e pôs fim a duas décadas de domínio político do grupo de Paulão no comando estadual da sigla. Essa vitória consolidou uma nova correlação de forças no PT/AL, deixando claro que o deputado federal havia perdido o controle do diretório estadual.

Apesar desse histórico de embates, Medeiros subscreveu a nota que denuncia como “arbitrária” a tentativa de cassação do mandato de Paulão, conquistado com 65.814 votos em 2022. O texto reforça que a medida fere a soberania do povo alagoano e atenta contra a democracia.

O gesto de Ronaldo Medeiros, portanto, extrapola as disputas internas e se reveste de um caráter simbólico: o partido, sob nova liderança, busca mostrar unidade política em defesa de um mandato que considera fruto da legitimidade popular.

A atitude também envia recados internos e externos. Ao mesmo tempo em que reforça a solidariedade institucional, evidencia a capacidade de Ronaldo Medeiros de colocar acima das divergências pessoais a defesa da democracia e do voto popular, em um momento em que Paulão enfrenta o risco real de perder sua cadeira na Câmara Federal.