Política

TRE de Alagoas julga ação que pode cassar mandato do deputado Paulão

Processo que envolve disputa de votos de 2022 pode beneficiar Nivaldo Albuquerque; julgamento está marcado para esta segunda-feira

Redação 20/09/2025
TRE de Alagoas julga ação que pode cassar mandato do deputado Paulão
- Foto: Arquivo

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) se prepara para julgar, na próxima segunda-feira (22), uma ação que pode resultar na perda do mandato do deputado federal Paulão (PT). O processo, de forte peso político, tem como alvo a votação do também candidato a federal João Catunda, em 2022.

A ação pede a anulação dos votos de Catunda. Caso isso ocorra, o quociente eleitoral seria alterado, o que levaria à saída de Paulão da Câmara dos Deputados e à posse de Nivaldo Albuquerque (Republicanos).

Nos bastidores, o julgamento é tratado como imprevisível. Isso porque, além do conteúdo jurídico, há influência direta de interesses políticos. A composição do TRE, que conta com advogados indicados por parlamentares de Brasília — os chamados “juristas” —, é apontada como um fator que reforça a natureza política das decisões.

Segundo analistas, além da família Albuquerque, outros grupos influentes acompanham o caso de perto, o que aumenta a expectativa de um resultado que pode mudar o cenário da bancada alagoana em Brasília.