Política
TRE de Alagoas julga ação que pode cassar mandato do deputado Paulão
Processo que envolve disputa de votos de 2022 pode beneficiar Nivaldo Albuquerque; julgamento está marcado para esta segunda-feira
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) se prepara para julgar, na próxima segunda-feira (22), uma ação que pode resultar na perda do mandato do deputado federal Paulão (PT). O processo, de forte peso político, tem como alvo a votação do também candidato a federal João Catunda, em 2022.
A ação pede a anulação dos votos de Catunda. Caso isso ocorra, o quociente eleitoral seria alterado, o que levaria à saída de Paulão da Câmara dos Deputados e à posse de Nivaldo Albuquerque (Republicanos).
Nos bastidores, o julgamento é tratado como imprevisível. Isso porque, além do conteúdo jurídico, há influência direta de interesses políticos. A composição do TRE, que conta com advogados indicados por parlamentares de Brasília — os chamados “juristas” —, é apontada como um fator que reforça a natureza política das decisões.
Segundo analistas, além da família Albuquerque, outros grupos influentes acompanham o caso de perto, o que aumenta a expectativa de um resultado que pode mudar o cenário da bancada alagoana em Brasília.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec