Política

Renan x Arthur: disputa política de Alagoas chega ao Imposto de Renda

Calheiros reage à lentidão de Lira e lança projeto paralelo de isenção do IR no Senado

Redação 16/09/2025
Renan x Arthur: disputa política de Alagoas chega ao Imposto de Renda

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), informou nesta segunda-feira (15/9) que pretende pautar um projeto paralelo para ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda. A iniciativa surge como alternativa diante da demora na tramitação da proposta original na Câmara dos Deputados.

Em publicação nas redes sociais, Renan afirmou que a intenção é garantir que a mudança possa valer já a partir do próximo ano, respeitando o princípio da anualidade. Segundo ele, a Câmara tem mostrado “lentidão inegável” no andamento da matéria, relatada pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Casa e seu principal adversário político em Alagoas.

“Pela lentidão inegável e como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, quero contribuir para acelerar a proposta pelo que ela representa para a sociedade brasileira”, escreveu Renan.

O texto relatado por Lira foi aprovado em 16 de julho em comissão especial e teve urgência aprovada em 21 de agosto, mas não avançou ao plenário por falta de acordo político. A proposta prevê isenção para quem recebe até R$ 5 mil, com compensação pela elevação da carga tributária sobre os chamados super-ricos.

Apesar do impasse, o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou estar comprometido em dar prosseguimento à matéria.

No Senado, tramita projeto semelhante, de autoria do líder do MDB, Eduardo Braga (AM), que estabelece a isenção para quem ganha até R$ 4.990 e amplia a cobrança para as faixas de renda mais altas. A proposta poderá ser relatada pelo próprio Renan Calheiros na CAE, reforçando a ofensiva do Senado para não deixar o tema paralisado.