Política

Do Progressistas ao PT? A troca arriscada que pode selar destino de Daniel Barbosa em 2026

Redação 16/09/2025
Do Progressistas ao PT? A troca arriscada que pode selar destino de Daniel Barbosa em 2026

O deputado federal Daniel Barbosa (PP) vive um dilema político em meio às articulações para as eleições de 2026. Cotado para migrar ao PT, ele hoje integra o Partido Progressistas, o que o afastará totalmente do grupo de Arthur Lira, hoje, um dos principais aliados de seu pai Luciano Barbosa. Lira integra partido antagônico ao PT, provável partido de Daniel Barbosa.


E ele tem que acertar no alvo, pois a segunda maior cidade de Alagoas mantém um tabu político: desde Rogério Teófilo, nenhum deputado federal conseguiu se reeleger pelo município. Se errar agora, no ato de filiação, Daniel poderá caminhar para mais um capítulo dessa escrita.


Um cenário alterado pela condenação de Bolsonaro


A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado mexeu no tabuleiro político estadual. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a privilegiar Isnaldo Bulhões (MDB) na liberação de emendas parlamentares, fortalecendo ainda mais sua base. Enquanto isso, Arthur Lira, principal líder do PP, está quase zerado nas últimas liberações, escancarando um isolamento político cada vez mais visível.


Arapiraca e o PP acéfalo


O diretório do PP em Arapiraca, que já esteve sob o comando do ex-deputado estadual Tarcísio Freire, encontra-se oficialmente acéfalo desde 6 de setembro. Arthur Lira tem duas opções: incluir o grupo de Daniel Barbosa em uma nova direção municipal ou impor uma comissão provisória, sem espaço para o deputado arapiraquense.


Ainda que haja uma aproximação formal entre Arthur e Luciano, pai de Daniel a equação política é clara: Arthur não aposta na reeleição de Daniel. Seu foco é viabilizar a candidatura do filho Álvaro Lira, enquanto concentra esforços em disputar uma vaga no Senado.


As obras e os contrastes


Em Arapiraca, o legado de Arthur Lira é discreto. Suas emendas de maior visibilidade foram destinadas à Ciclovia do Trabalhador, enquanto obras de maior vulto tiveram a marca do Ministro Renan Filho e seu pai, o senador Renan Calheiros, do governador Paulo Dantas e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do presidente Lula. Isso torna Daniel ainda mais vulnerável a ceder à esquerda, já que não tem volume político próprio para reivindicar conquistas expressivas.


A incógnita de 2026


Daniel Barbosa figura em listas de possíveis filiações ao PT, mas ainda não consolidou esse caminho. Sem base sólida, dependente de um partido em crise e com Arthur Lira jogando todas as fichas no projeto familiar de Álvaro Lira, o deputado corre o risco de ser mais um nome engolido pelo tabu histórico de Arapiraca.


Assim, enquanto Isnaldo Bulhões colhe prestígio em Brasília e Arthur aposta alto no filho, Daniel Barbosa permanece como peça frágil em um tabuleiro em que Arapiraca, mais uma vez, dá sinais de que não perdoa a reeleição de seus federais.