Política
Paulão que acusou Fux de "ter bandido de estimação" foi condenado por improbidade, diz revista
Deputado ficou irritado com abordagem da revista sobre o assunto
O deputado federal Paulo Fernando dos Santos (PT-AL), conhecido como Paulão, voltou a ganhar destaque nacional, após uma declaração polêmica contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux. Em publicação reproduzida pelo próprio Partido dos Trabalhadores, Paulão acusou o magistrado de ter “bandido de estimação”.
A frase, segundo a revista Veja, foi motivada pela irritação do parlamentar com um voto de Fux, considerado por petistas excessivamente técnico e que, na prática, teria beneficiado adversários políticos.
No entanto, a reportagem também destacou um ponto incômodo para o deputado: sua condenação por ato doloso de improbidade administrativa. Em 2016, quando ainda era deputado estadual, Paulão foi sentenciado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas por ter feito um empréstimo de R$ 224 mil no Banco Rural usando a verba de gabinete da Assembleia Legislativa como garantia.
O Ministério Público apontou que o esquema era recorrente: empréstimos pessoais de parlamentares eram quitados com recursos públicos destinados ao funcionamento dos gabinetes, configurando apropriação indevida de dinheiro público. Paulão recorreu em várias instâncias, mas a condenação foi mantida.
De acordo com a Veja, o deputado demonstrou irritação também com a reportagem, justamente porque ela resgatou esse processo judicial, lembrando ao público uma condenação que o parlamentar preferia manter em silêncio.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso