Política
Hugo Motta envia à CCJ decisão do STF para cassar mandato de Zambelli
Baixar
O presidente da Câmara, Hugo Motta, encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça a condenação da deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo. A decisão veio dias depois dele ter dito que a Mesa Diretora da Casa iria declarar a perda do mandato e, depois, que o assunto iria ser decidido pelo plenário.


Agora, Zambelli terá cinco sessões para apresentar a defesa. O mesmo prazo terá a CCJ para decidir sobre a perda ou manutenção do mandato. Em seguida, o relatório segue para análise do plenário que precisa de maioria absoluta para decidir. Ou seja, pelo menos 257 votos.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça. Para fugir dessa condenação, ela foi para a Itália, onde aguarda extradição. No pedido de extradição, o ministro Alexandre de Moraes garantiu que não vai submeter a parlamentar a prisão por fatos anteriores, não vai impor pena perpétua ou agravar a condenação por motivos políticos.
Política Deputada terá cinco sessões para apresentar defesa Brasília 12/06/2025 - 11:46 Ana Lúcia Caldas / Marizete Cardoso Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional Hugo Motta Cassação do Mandato Carla Zambelli quinta-feira, 12 Junho, 2025 - 11:46 1:09
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento