Política
Líder do feminismo negro é incluída no 'Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria'
?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que inclui o nome de Maria Beatriz Nascimento no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
A Lei 14.712/23 foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (31) a partir da aprovação do Projeto de Lei 614/22, do senador Paulo Paim (PT-RS). Na Câmara dos Deputados a proposta foi relatada pelas deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Laura Carneiro (PSD-RJ).
Maria Beatriz nasceu em Aracaju em 1942, filha de um pedreiro com uma dona de casa. Em 1949, a família se mudou para o Rio de Janeiro, onde ela conseguiu formar-se em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1971.
Junto a outros militantes do movimento negro, Maria Beatriz Nascimento fundou em 1981 o Grupo de Trabalho André Rebouças, na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Ela foi assassinada em janeiro de 1995 pelo companheiro de uma amiga. Maria Beatriz a havia aconselhado a terminar o relacionamento em razão das violências domésticas que sofria. Foi sepultada no cemitério São João Batista, na capital fluminense.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores