Política
PF apreende cerca de 150 mil dólares em operação sobre monitoramento secreto da Abin
Fonte do dinheiro ainda é desconhecida e será investigada
A Polícia Federal encontrou cerca de US$ 150 mil durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão na operação deflagrada nesta sexta-feira para apurar supostas irregularidades no uso de um programa espião pela Agência Brasileira de Inteligência.
A fonte do dinheiro ainda é desconhecida e será investigada pela PF. Segundo a colunista do GLOBO, Malu Gaspar, jornalistas, políticos e até ministros do Supremo Tribunal Federal teriam sido monitorados com o sistema. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
A existência do FirstMile foi revelada pelo GLOBO em março. As investigações da Polícia Federal confirmaram que o sistema abusava de uma brecha para invadir o sistema de telecomunicações e obter a localização aproximada de alvos.
A PF pontua que o sistema de geolocalização utilizado pela Abin é um software intrusivo na infraestrutura crítica de telefonia brasileira. “A rede de telefonia teria sido invadida reiteradas vezes, com a utilização do serviço adquirido com recursos públicos”, informou, em nota.
Além de determinar a prisão de dois, são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, que foram realizados hoje pela Polícia Federal nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela