Política

Polícia Legislativa ouve assessor envolvido em tumulto no qual celular atingiu Soraya Thronicke; vídeos mostram correria

Suposto agressor é lotado no gabinete do deputado Carlos Jordy (PL-RJ), que informou que irá exonerá-lo

Agência O Globo - EXTRA 18/10/2023
Polícia Legislativa ouve assessor envolvido em tumulto no qual celular atingiu Soraya Thronicke; vídeos mostram correria
Soraya Thronicke

A Polícia Legislativa ouve neste momento um assessor parlamentar envolvido em uma confusão no Senado após a aprovação do relatório da CPI do 8 de Janeiro. Um celular atingiu a cabeça da senadora Soraya Thronicke, e houve uma correria no momento em que os parlamentares estavam se deslocando para a Praça dos Três Poderes. A senadora disse que vai registrar um boletim de ocorrência.

A Polícia Legislativa está atrás de imagens do Senado e de pessoas que estavam filmando a cena para reunir mais informações. Antes do tumulto, o assessor estava dizendo que o relatório da senadora Eliziane Gama era uma "vergonha". Ele relatou aos agentes que correu após a confusão porque estava com medo de ser agredido. Uma imagem veiculada nas redes sociais mostra que o assessor estava com o celular na mão e levou um tapa, o que fez com que o aparelho atingisse a senadora.

— Eu levei um celular... como se fosse uma coronhada, vamos supor. Eu senti isso. A Polícia Legislativa tem que atuar. Vou (abrir um boletim de ocorrência). Todo mundo viu essa pessoa. Vou falar exatamente o que ocorreu. É inaceitável — disse Soraya.

O envolvido é o a assessor parlamentar Rodrigo Duarte Bastos, integrante do gabinete do deputado Carlos Jordy (PL-RJ). Ele já se envolveu em uma confusão antes durante um comício do presidente Lula, em São Gonçalo, em setembro de 2022.

Jordy, por sua vez, afirmou que o auxiliar vai perder o cargo: "Não sabemos de fato o que aconteceu. Já solicitei as câmeras para entender o ocorrido. Independentemente disto, é inadmissível a postura de um assessor discutindo com quem quer que seja no Congresso ou agindo como militante. O servidor já está sendo exonerado".