Política

Assessor de deputado bolsonarista envolvido em confusão no Senado já protagonizou briga em comício de Lula; saiba quem é

Rodrigo Duarte Bastos, que atuava no gabinete de Carlos Jordy (PL-RJ), será exonerado após o episódio desta quarta-feira

Agência O Globo - GLOBO 18/10/2023
Assessor de deputado bolsonarista envolvido em confusão no Senado já protagonizou briga em comício de Lula; saiba quem é
Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O homem detido pela Polícia Legislativa suspeito de agredir com um celular a senadora Soraya Thronicke dentro do Senado (Podemos-MT) foi identificado como Rodrigo Duarte Bastos, integrante do gabinete do deputado Carlos Jordy (PL-RJ). Após o episódio, o parlamentar afirmou que vai exonerar o funcionário mesmo que não fique comprovada da agressão.

— Não sabemos de fato o que aconteceu. Já solicitei as câmeras para entender o ocorrido. Independentemente disto, é inadmissível a postura de um assessor discutindo com quem quer que seja no Congresso ou agindo como militante. O servidor já está sendo exonerado — garantiu Jordy.

Esta não é a primeira vez que Bastos se envolve em uma polêmica. Em 2022, durante um comício do Lula, em São Gonçalo, levou um soco de um apoiador do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após provocar uma confusão na porta de evento do então candidato.

Horas antes do início do ato no Clube Tamoio, no bairro Zé Garoto, Duarte apareceu dirigindo um carro adesivado com fotos de Lula preso, e com imagens de campanha do deputado federal Carlos Jordy (PL) e do filho do prefeito da cidade, Douglas Ruas (PL).

A confusão teve início quando o bolsonarista, dentro do veículo, reduziu a velocidade ao som de vaias de apoiadores do ex-presidente. Um deles chegou a dar um tapa no carro. Ao parar o automóvel, na Avenida Presidente Kennedy, ele reclamou e entrou em confronto com a claque de Lula, que estava no local com bandeiras de campanha.

Na briga, o bolsonarista teve o celular tirado de sua mão, foi atingido na cabeça e os adesivos no veículo foram rasgados. Depois da confusão, Rodrigo Duarte foi retirado por agentes da Polícia Federal, que faziam a segurança no local. O bolsonarista foi convencido a deixar o local, e um dos policiais o acompanhou em seu carro.