Política
Senado corre para aprovar programa de renegociação de dívidas
O Senado corre para aprovar o programa federal de renegociação de dívidas, o Desenrola.
A medida provisória que estabeleceu o programa perde a validade em 3 de outubro, na próxima semana, e a proposta segue em negociação pelos senadores. O relator da proposta, senador Rodrigo Cunha, do Podemos de Alagoas, discutiu nesta quarta-feira (27), o texto com o Ministério da Fazenda. Cunha defendeu a votação de um projeto de lei que incorpore a medida provisória.
Uma das alterações indicadas pelo senador é a limitação de 100% dos juros para o cartão de crédito. Rodrigo Cunha defendeu que o acordo entre as operadoras dos cartões de crédito e o Conselho Monetário Nacional não ultrapassem esse teto.
Outro ponto que o relator quer priorizar é a renegociação de dívidas de serviços essenciais, como água e luz. Rodrigo Cunha ainda quer inserir a renegociação das dívidas do FIES no projeto de lei, mas o governo indicou tratar a questão em outro projeto de lei.
Nesta quinta-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos deve analisar o relatório da medida provisória do Desenrola. A previsão é que o texto vá para plenário na próxima semana. Lembrando que a Câmara dos Deputados já aprovou a medida provisória no começo de setembro.
Política Brasília 27/09/2023 - 20:59 Roberta Lopes / Alessandra Esteves Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional Desenrola Senado Dívidas Renegociação quarta-feira, 27 Setembro, 2023 - 20:59 2:13
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento