Política
Cancelada audiência sobre revalidação de diplomas de imigrantes e refugiados
Câmara analisa um projeto que simplifica a revalidação de diplomas estrangeiros
A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados
do Congresso Nacional cancelou audiência pública marcada para esta quarta-feira (27) para discutir a revalidação de diplomas de ensino superior para migrantes e refugiados. O debate havia sido proposto pelo relator da comissão, deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE).
Médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil precisam fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).
Projeto para simplificar
O Projeto de Lei 2482/20, que está em análise na Câmara dos Deputados, busca simplificar a revalidação de diplomas estrangeiros de graduação e pós-graduação em alguns casos.
De acordo com o texto aprovado pelo Senado, o governo fará uma relação de instituições e cursos estrangeiros que terão processo de revalidação ou reconhecimento simplificados, com prazo de 30 e 60 dias, respectivamente. Quem não estiver lista terá o processo analisado em 90 dias.
Sugestões
A Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados afirma que a revalidação de diplomas de refugiados no Brasil é complexa e sugere a padronização de regras e procedimentos.
A Agência reconhece, no entanto, que existem boas práticas já sendo aplicadas, entre elas a isenção de taxas e exigências de tradução.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento