Política
Saiba por que Alckmin não vai assumir a Presidência durante a cirurgia de Lula
Presidente passará por operação no quadril e vai receber anestesia geral, e a possibilidade de substituição chegou a ser discutida
Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter a previsão de receber anestesia geral e ficar algumas horas inconsciente durante a cirurgia no quadril direito na próxima sexta-feira, o vice Geraldo Alckmin (PSB) não vai assumir formalmente o cargo de presidente.
Operação: Veja os detalhes da cirurgia de Lula e entenda por que não será em São Paulo
No detalhe: Com cirurgia de Lula, Janja vai viajar com ministros 'para olhar de perto' e 'anunciar medidas', diz Pimenta
Essa possibilidade chegou a ser discutida no Palácio do Planalto, mas a conclusão foi que não seria necessário. Pelo entendimento dos auxiliares de Lula, caso ocorra um fato que exija uma providência urgente, o vice estaria automaticamente em condições de tomar decisões. A situação seria semelhante a um caso em que o presidente, por exemplo, sofresse um mal-estar que o deixasse inconsciente repentinamente.
Ao descrever as funções do vice, o artigo 79 da Constituição afirma: “Substituirá o presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o vice-presidente.”
Lula fará uma artroplastia total de quadril, no Sírio Libanês, em Brasília. O presidente sofre com intensas dores na cabeça do fêmur, provocadas por uma artrose, desde agosto do ano passado. Em julho, Lula reclamou publicamente de suas dores durante uma live e afirmou que tem ficado "irritado", "nervoso" e de "mau humor”.
Lauro Jardim: Mesmo com o pai fora da Presidência, Carluxo mantém fraco desempenho como vereador
A previsão é que Lula coloque uma prótese híbrida, que tem uma parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso. Ao fim da cirurgia, prevista para durar algumas horas, deve haver uma entrevista coletiva do ortopedista, do médico Roberto Kalil e da médica Ana Helena Germoglio, da Presidência da República.
Depois da cirurgia, o presidente deve passar pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento