Política
Confúcio Moura celebra Dia dos Povos Indígenas e defende demarcação de terras
O senador Confúcio Moura (MDB-RO) comemorou o Dia dos Povos Indígenas nesta quarta-feira (19). Em pronunciamento, disse que a celebração em 2023 tem um valor histórico, uma vez que houve mudança na designação da data. Antes denominado Dia do Índio, agora é Dia dos Povos Índígenas, lembrou o senador. Para ele, a redesignação revela mensagens importantes, como a diversidade cultural dos diversos povos, com necessidades e problemas próprios, que exigem atenção especial, com soluções únicas e individualizadas.
Confúcio Moura lamentou que os povos indígenas tenham sofrido nos últimos anos com o descaso e a omissão, mas lembrou que o garimpo ilegal não foi o único problema enfrentado. Ele aproveitou para defender a adoção de políticas públicas específicas e sugeriu, por exemplo, o financiamento da produção agrícola indígena. O senador defendeu também a retomada dos processos de homologação e demarcação de terras indígenas e condenou a situação de precariedade vivida por muitas etnias.
— Eles também estão sujeitos a mazelas graves, como preconceito, racismo, violação de direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde, à educação e serviços públicos, além da alimentação escassa e pobre em nutrientes, enchentes, entre outras — lamentou.
Confúcio Moura parabenizou o presidente Lula por nomear Sônia Guajajara como ministra dos Povos Indígenas e Joênia Wapichana como presidente da Funai. Ninguém melhor do que representantes dos povos indígenas para lidar com as questões relativas a eles de forma apropriada e de maneira ampla, afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela