Política
Adiada audiência da CRA sobre atuação do BNDES
Foi adiada a audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), prevista para quinta-feira (20), que discutiria a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no apoio ao setor agropecuário. A nova data para realização do debate ainda não foi definida.
A audiência foi solicitado pela senadora Tereza Cristina Corrêa (PP-MS), que foi ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro. Em seu requerimento (REQ 6/2023-CRA), ela ressalta que a audiência permitirá ao BNDES prestar informações quanto ao fomento do agronegócio brasileiro e explicar as estratégicas de curto, médio e longo prazos para o setor. O convite para a audiência prevê a vinda do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Tereza Cristina esclarece na justificação que em 2022 o agronegócio brasileiro respondeu por cerca de 25% dos empregos do Brasil, 25% do PIB nacional e, no acumulado de 12 meses, teve superávit comercial de US$ 141,7 bilhões, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado em março de 2023.
“Não seria demais afirmar que o agro brasileiro é a "galinha dos ovos de ouro" do setor produtivo nacional, que o setor merece olhar estratégico e que deve ser apoiado e cuidado dada a sinergia de desenvolvimento e crescimento que promove no Brasil”, afirma a senadora.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias