Política

Projeto de lei do deputado Fernando pereira institui programa estadual de Equoterapia

12/04/2023
Projeto de lei do deputado Fernando pereira institui programa estadual de Equoterapia
Proposta do deputado Fernando Pereira tramita nas comissões técnicas da ALE

Recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o Projeto de Lei (PL), de autoria do deputado Fernando Pereira (Progressistas), instituindo o Programa Estadual de Equoterapia como método terapêutico de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na rede pública de saúde.

O programa prevê o desenvolvimento de ações voltadas para a equoterapia, como método terapêutico, de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, sob os cuidados de equipe multiprofissional, ficando o Estado autorizado a celebrar convênios com instituições públicas e privadas para desenvolvimento dessas diretrizes.

Ainda conforme a matéria, os centros de equoterapia privados ou públicos só podem operar com autorização da Vigilância Sanitária ou laudo técnico emitido pela autoridade regional de medicina veterinária, atestando condições de higiene das instalações e sanidade dos animais.

Na justificativa do PL, Fernando Pereira lembra que a equoterapia é um método educacional e terapêutico com abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como recurso terapêutico desde 1997, e como método educacional pela Divisão de Ensino Especial de Educação do Distrito Federal, instituição conveniada à Associação Nacional de Equoterapia.

“A terapia assistida por cavalos, ou equoterapia, é comprovadamente eficaz como prática complementar para o desenvolvimento biopsicossocial de seus praticantes, principalmente àqueles com necessidades especiais, contribuindo para a melhora do equilíbrio, força muscular e coordenação motora, e estimulando a socialização e autoconfiança. Por se tratar de uma prática com importantes benefícios comprovados, deve estar acessível a todos os alagoanos e alagoanas que dela necessitam”, defendeu o propositor do PL.

Ascom deputado Fernando Pereira