Política
Ciro diz que Forças Armadas foram coniventes com desmatamento na Amazônia
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou, no rol de propostas para o meio ambiente, que “tomar o pulso do controle do território brasileiro” será uma prioridade desde o seu primeiro dia de governo. Em entrevista ao Jornal Nacional nesta terça-feira, 23, o candidato criticou as Forças Armadas, que, segundo ele, “foram coniventes com o desmatamento na Amazônia”.
O pedetista afirmou que o Brasil “perdeu o senhorio sobre o seu território”. Para lidar com o problema, Ciro afirmou que não basta focar apenas na repressão. “Nós temos que fazer uma base de desenvolvimento sustentável”, disse, defendendo o zoneamento econômico ecológico, para que exista um “esforço de retreinamento de diversificação da atividade produtiva”.
“Nosso povo só sabe desmatar, pegar madeira de lei sensível, corta e ganha US$ 2.000 por metro cúbico de mogno. Ele não entende como ele vai passar fome, com o filho dele com fome, com aquela árvore ali podendo dar US$ 2.000 com um contrabando absolutamente grave. Então nós temos que fazer um grande trabalho de reconversão da lógica produtiva”, disse.
Segundo Ciro, se for oferecida a alternativa de se produzir com base sustentável, a repressão “vale para o verdadeiro marginal”.
Autor: Matheus de Souza e Bruno Luiz
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco