Política
Arthur Lira e Rogério Marinho entregam subsistema do Canal do Sertão, em Água Branca, nesta sexta

Evento também vai apresentar proposta de Política Nacional de Infraestrutura Hídrica do Governo Federal
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), volta nesta sexta-feira (05) a Água Branca, sertão de Alagoas, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para a entrega do subsistema de abastecimento e tratamento de água de Água Branca, vinculado ao Canal do Sertão Alagoano. A estrutura recebeu R$ 19,9 milhões de recursos federais, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR.
O retorno à cidade sertaneja se dá um ano e quatro meses após a entrega de uma parte anterior do sistema hídrico na região com recursos de emendas parlamentares apresentadas pelo ex-senador Benedito de Lira e pelo deputado Arthur Lira, para a viabilização de uma rede de 140 quilômetros de extensão, que benecia mais de 20 mil pessoas. “O abastecimento de água potável traz dignidade à população e gera também autonomia ao produtor rural, o que é muito importante para o desenvolvimento da região”, declarou Arthur Lira.
Na solenidade também se dará a assinatura de ordem de serviço para início das obras de outros três subsistemas de abastecimento e apresentar decreto que regulamenta funcionamento do Fundo de Desenvolvimento Regional Sustentável. As estruturas receberão investimentos de R$ 52 milhões e vão beneficiar cerca de 48 mil pessoas em comunidades rurais dos municípios alagoanos de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha.
Marco Hídrico
Está prevista ainda a apresentação do governo federal de uma proposta de criação da Política Nacional de Infraestrutura Hídrica, também conhecida como Marco Hídrico. O projeto de lei, que será enviado em breve ao Congresso Nacional, busca garantir ferramentas para ampliar a segurança hídrica de toda a população brasileira, assim como aprimorar a atuação dos órgãos gestores.
Outra entrega desta sexta-feira é a regulamentação dos artigos 1º e 2º da Medida Provisória nº 1.052, de 19 de maio de 2021, que define aspectos relevantes para o funcionamento do Fundo de Desenvolvimento Regional Sustentável. A ferramenta vai possibilitar a ampliação dos investimentos em infraestrutura em todo o Brasil.
O ministro Rogério Marinho também visita programa de reflorestamento do semiárido, onde será realizado o plantio de mudas de umbucajá, que trazem grande potencial para exploração agroindustrial. Nessa mesma agenda, será realizado o workshop sobre fruticultura alagoana.
SERVIÇO:
Agendas da Jornada das Águas em Alagoas
Data: 5/11
Horário: 10h
Endereço: Povoado Matinha, referência: BR 423 – Água Branca/AL
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec

