Política
Câmara aprova projeto de Samyr Malta que garante máscara gratuita para população carente da capital

Vereador ressalta importância social da medida
Um projeto de lei de autoria do vereador Samyr Malta (PTC) que garante que pessoas que vivem comprovadamente em situação de extrema pobreza na capital alagoana tenham acesso gratuitamente a máscaras de proteção cirúrgicas, fornecidas pela Prefeitura de Maceió, foi aprovado na Câmara de Vereadores na sessão de quarta-feira, 18. O projeto agora segue para sanção do prefeito JHC.
No projeto, Samyr Malta lembra que Maceió possui diversas pessoas em estado crítico de vulnerabilidade socioeconômica e que vivem “sem qualquer condição de promover por meios próprios a devida proteção à sua saúde e de outrem quanto a questão de prevenção ao vírus que causa a Covid-19”. Por isso, ele afirma que se faz necessária a intervenção do Poder Público Municipal nesse sentido.
Durante a sessão plenária de quarta, o parlamentar ponderou ainda que “essa necessidade de proteção vai além do indivíduo e traduz-se em política pública que visa proteger toda a sociedade”. Ele lembrou também que as máscaras são hoje um item básico e que isso é “o mínimo” que as autoridades políticas podem fazer.
“Hoje é obrigação o uso da máscara, sendo passível de multa quem for pego sem utilizá-la em locais públicos. Não é justo colocarmos na mão das pessoas menos favorecidas uma responsabilidade como essa, sabendo que elas não terão como arcar com os custos, ou deixar que continuem usando máscaras ineficientes e de maneira errada, como vemos na maioria das vezes com as de pano, porque é o que conseguem pagar. Elas precisam ser protegidas de verdade”, ponderou.
Durante a sessão o projeto foi aprovado por unanimidade, o vereador Samyr Malta agradeceu a todos os seus colegas parlamentares. O projeto agora segue para a sanção do prefeito JHC.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026