Política
Consultor relata ter ouvido sobre pressão para importação da Covaxin
O consultor técnico William Santana afirmou ter ouvido sobre a pressão para importação da vacina indiana Covaxin no Ministério da Saúde. Os relatos, de acordo com ele, foram feitos pelo chefe de importação da pasta, Luis Ricardo Miranda. Santana é subordinado à Miranda na estrutura da pasta.
Em depoimento à CPI, há duas semanas, Luis Ricardo afirmou ter sofrido pressão atípica para acelerar a compra das doses do imunizante da Índia. O contrato é alvo de investigação na comissão. Ricardo revelou ter alertado o presidente Jair Bolsonaro sobre indícios de irregularidades na negociação, ao lado do irmão e deputado Luis Miranda (DEM-DF).
“Tentei não entrar no mérito da questão, ele apenas comentou que estava sendo cobrado, que estava sendo pressionado”, disse William Santana, nesta sexta-feira, 9. Questionado pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o técnico afirmou que as pressões viriam do chefe de Miranda, o tenente-coronel Alex Lial Marinho, ex-coordenador-geral de Aquisições de Insumos Estratégicos.
O consultor evitou comentar as pressões e disse que, durante a negociação, ficou distante desse cenário e da relação pessoal com o chefe de importação. “Tem um ditado que diz ‘onde se ganha o pão não se come a carne’, então eu tendo a ficar mais focado no meu trabalho.” Ele foi criticado pelo presidente da CPI, para quem o consultor deveria saber mais.
Autor: Daniel Weterman e Amanda Pupo
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal