Política

[VÍDEO] Ângela Garrote desabafa na tribuna da ALE e replica declaração de médico que hospitais estão lotados por falta de pagamento da SESAU

27/05/2021
[VÍDEO] Ângela Garrote desabafa na tribuna da ALE e replica declaração de médico que hospitais estão lotados por falta de pagamento da SESAU

A deputada Ângela Garrote usou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas na manhã desta quinta-feira (27) para desabafar pelo momento crítico que passa o Estado de Alagoas em razão da pandemia.

Desde ontem (26) há notícias de que hospitais estão com seus leitos de UTI’s lotados – fato confirmado por uma declaração do Secretário de Saúde Alexandre Ayres de que 92% dos leitos no Estado estavam lotados e “exausto” pedia apoio da população nas medidas de prevenção.

Contudo a surpresa da fala da deputada Ângela Garrote foi a declaração polêmica que um médico fez a ela dizendo que era necessário o Secretário pagar aos hospitais o que devia para criar vaga para as UTI’s.

A declaração coloca em cheque as ações da SESAU e também revela – que mesmo em um momento delicado como vive o país, o dinheiro fala mais alto às instituições hospitalares.

Veja o vídeo abaixo

A deputada pediu o apoio do presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputado Léo Loureiro (PP), para promover uma reunião com o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, e pedir esclarecimentos sobre a questão. “Não dá para deixar o paciente esperando e só levar ao hospital na véspera de morrer, como aconteceu com pessoas que eu conheço”, observou Ângela Garrote. “O governador tem que abrir mais leitos nos hospitais que ele construiu, pois as cirurgias eletivas estão paradas”, apelou a parlamentar, destacando que, se o governador não tomar uma posição sobre a situação da Convid-19, mais alagoanos irão morrer.

O deputado Léo Loureiro parabenizou a colega pelas colocações e pela preocupação com a saúde dos alagoanos. “A população precisa entender que nós nem saímos desta segunda onda e estamos emendando numa possível terceira. Todos os índices de internações e óbitos começaram a crescer, é uma pandemia que, toda vez que há uma folga, aumenta o contágio”, observou o parlamentar, ressaltando que o momento é grave. Loureiro destacou ainda que os profissionais da Saúde estão extenuados, além da falta de remédios para o tratamento da doença.

O presidente da Comissão de Saúde se colocou à disposição para acompanhar Ângela Garrote no encontro com dirigentes da Sesau. “O secretário Alexandre Ayres está trabalhando incansavelmente, mas esbarra em algumas situações que precisam da autorização do governador”, disse Loureiro, acrescentando que o Governo precisa estar mais próximo dos hospitais filantrópicos, que estariam prontos para ajudar.

Ainda em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) observou que foi um erro muito grande a desativação dos hospitais de campanha, como aconteceu em todo o País. Ele avalia que estamos às vésperas de uma terceira onda da Covid, mas que em Alagoas há leitos suficientes para atender a população. “No Sertão de Alagoas temos 10 hospitais. Se forem equipados neste momento, teremos como atender a demanda até que toda a população alagoana seja imunizada”, observou o parlamentar.