Política
Aprovado PL de autoria do deputado Galba Novaes que institui a Política Pública Estadual de proteção e fomento dos direitos da pessoa com Fibromialgia

Foto: Igor Pereira. Dicom/ALE
Conforme o texto da matéria, o PL prevê a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas com fibromialgia e o controle social da sua implantação; disseminação de informações relativa à doença e suas implicações; incentivo à formação e a capacitação de profissionais especializados no atendimento a pessoa com fibromialgia e a seus familiares, além de estimulo à inserção dela no mercado de trabalho.
O deputado destaca que apesar de afetar 2,5% da população mundial – a síndrome ainda é desconhecida por muitos que convivem com quem dela sofre e até mesmo por médicos. “Ainda é comum que pessoas com os sintomas procurem médicos de várias especialidades até obter o diagnóstico. Também é muito comum que essas pessoas não consigam realizar tarefas básicas do dia a dia como uma ida ao supermercado ou pagar contas, em virtude das fortes dores. Através dessa Lei, podemos ampliar as ações de conscientização, dando mais visibilidade ao assunto, que ainda hoje, é pouco explorado por tratar-se de uma doença que não é visível”, defendeu Galba Novaes.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região