Política

[Equatorial na Mira] Ronaldo Medeiros critica reajuste na tarifa de energia elétrica

29/04/2021
[Equatorial na Mira] Ronaldo Medeiros critica reajuste na tarifa de energia elétrica

Ronaldo Medeiros

Contrário à privatização por entender que a medida não melhora a prestação do serviço ao público, o deputado Ronaldo Medeiros (MDB) voltou a criticar a venda da Eletrobrás/AL para a Equatorial.

O parlamentar destacou a falta de sensibilidade da empresa que, nesse período de pandemia, já solicita à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) o segundo reajuste para a tarifa da energia elétrica no Estado. “A Aneel concedeu, ano passado, o reajuste de 8,96% e para este ano um aumento de 6,53% para o consumidor residencial. Em dois anos de pandemia, já acumula mais de 16% de reajuste nas contas dos consumidores”, criticou Medeiros.

Ele prosseguiu informando que para a indústria o aumento foi ainda maior, passando de 11,86%, no ano de 2020, para um aumento de 13,03% este ano. “Na indústria, nesses últimos dois anos de pandemia, o reajuste nas contas de energia acumula mais de 25%”, prosseguiu Ronaldo Medeiros, observando que o trabalhador brasileiro só tem acumulado perdas ao longo desse período. Por outro lado, o deputado destaca que, em Alagoas, o governo do Estado manteve congelado os valores das tarifas de água e do gás canalizado.

Ronaldo Medeiros acrescenta que o reajuste na tarifa de energia traz como consequência o aumento nos preços de outros produtos, e que nesse período de crise sanitária a situação da população tende a se agravar. Segundo Medeiros, a privatização do setor não trouxe melhorias, citando como exemplo as reclamações de usuários de Pão de Açúcar, Coruripe e São Brás.