Política
Deputados do PSOL pedem fim do sigilo de inquéritos que atingem Kicis e Zambelli
A indicação das deputadas bolsonaristas Bia Kicis (PSL-SP) e Carla Zambelli (PSL) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e para a Secretaria de Comunicação da Câmara, respectivamente, entrou na mira da oposição. Na quarta-feira, 3, os deputados Ivan Valente (SP) e Talíria Petrone (RJ) pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que levante o sigilo de duas investigações que atingem as bolsonaristas: os inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.
O primeiro foi aberto para apurar notícias falsas, ofensas e ameaças dirigidas aos ministros do tribunal. O segundo investiga a organização e o financiamento de manifestação contra as instituições e a democracia.
“É imprescindível que os parlamentares tenham pleno conhecimento do conteúdo e do estágio das investigações em curso perante esta Corte sobre a conduta das Deputadas para decidir sobre o futuro dos órgãos mencionados”, diz o ofício enviado ao gabinete de Alexandre de Moraes, relator das duas investigações. Uma versão semelhante do documento foi encaminhada à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News.
Autor: Rayssa Motta
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados