Política
Região sul: Jó e Fernando Pereira solicitam dados à Caixa, em busca de melhorias para habitação e infraestrutura

Deputada Jó Pereira e o ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira estiveram na superintendência da Caixa em Alagoas
A deputada estadual Jó Pereira e o ex-secretário de Estado, Fernando Pereira iniciaram nesta sexta-feira (21) encontros com a Caixa Econômica Federal para tratar de assuntos relacionados à habitação na região sul de Alagoas, nos municípios de São Miguel dos Campos, Teotonio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre.
Jó e Fernando Pereira solicitaram ao superintendente de Habitação da Caixa, Ederson Ramalho, e a superintendente executiva de Governo, Maria Carolina Moura, dados sobre o déficit habitacional; número de habitações de interesse social existentes ou em andamento; e um levantamento dos programas e linhas de financiamento que as prefeituras poderiam dispor para investimentos em obras de habitação e também de infraestrutura nos residenciais já existentes, na região.
Um novo encontro, desta vez com a Gerência Executiva de Governo (Gigov), ficou marcado para a próxima quarta-feira, 26 de agosto, para apresentação dos dados. Os superintendentes adiantaram que existe um grande saldo do recurso do investimento social do Conjunto Jaci Clemente, em São Miguel dos Campos, já que só foram utilizados 1,28% dos recursos totais do projeto social e que existe a possibilidade de investir esses valores para atender a comunidade.
Foi citado, inclusive, que esse é o mesmo tipo de recurso (o projeto social representa um percentual do valor total investido em obra de habitação social) que a Prefeitura de Campo Alegre utilizou para construir o Empório Alegre, espaço onde são vendidas comidas típicas, produtos da roça, passagens e peças artesanais. O local gera dezenas de empregos e renda, movimentando a economia local.
Com relação às linhas de crédito para infraestrutura, a Caixa informou que existe essa linha de crédito, tanto para a iniciativa privada quanto para o poder público, para obras de drenagem, esgotamento sanitário e empreendimentos imobiliários.
Para os empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida I, destinados às pessoas mais vulneráveis, é necessário fazer abertura da demanda de unidades no Ministério do Desenvolvimento (MDR). Com a abertura dessa demanda, que pode ser feita por meio de uma articulação política com a bancada Federal, a Caixa disponibiliza novos empreendimentos habitacionais, inclusive abrindo a possibilidade da realização de parcerias público-privadas para toda região.

Deputada Jó Pereira e o ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira estiveram na superintendência da Caixa em Alagoas
“São Miguel dos Campos teve uma grande expansão habitacional no final do século passado e início desse, onde famílias passaram a ter suas casas, o que é importante, mas a infraestrutura básica, de drenagem e escoamento apresenta problemas há décadas e em muito locais as casas alagam quando chove. Isso tudo afeta a vida das pessoas. Precisaremos de apoio, inclusive da nossa bancada federal, para resolver esses graves problemas de infraestrutura”, pontuou Jó.
Fernando Pereira acrescentou que os vários problemas decorrentes da ausência de infraestrutura necessária nos residenciais já existentes afeta cerca de dez mil residências. O número representa que, praticamente metade da população do município, vive nessa situação. “O direito à moradia digna também deve garantir às pessoas o acesso a serviços essenciais de infraestrutura, levando uma maior qualidade de vida para todos”, destacou.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento