Política

Ação de Rodrigo Maia fragiliza Arthur Lira no Congresso

29/07/2020
Ação de Rodrigo Maia fragiliza Arthur Lira no Congresso

Rodrigo Maia driblando Bolsonaro e Arthur Lira

As articulações nos bastidores políticos no Congresso Nacional isolaram o Centrão, bloco parlamentar comandado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), e abalaram os planos do presidente Jair Bolsonaro  de construir uma ampla base de apoio.

O Centrão se aproximou do governo prometendo facilitar a formação da base apoio ao presidente em troca de cargos e benesses que o poder sempre tem para oferecer.

Acontece que com a união do DEM, MDB e PSDB em um grupo político, além 8 outros grupos que se formaram no Legislativo, eles  enfraqueceram as pretensões do Centrão e do próprio presidente Jair Bolsonaro de um blocão a favor do governo.

Para agravar a situação esse primeiro grupo se uniu para defender a manutenção da Presidência da Câmara dos Deputados sob o controle do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Os partidos que defendem uma postura de independência do parlamento em relação ao Executivo, antecipam, desta forma a disputa da mesa diretora da Câmara, cuja eleição acontecerá em fevereiro do próximo ano.

Enfim, se prevalecer a estratégia de Rodrigo Maia e seus aliados, a aproximação de Bolsonaro com o Centrão, fazendo a prática do toma lá da cá que antes condenava, poderá se constituir em tiro no próprio pé.

Até dezembro serão muitos os embates nesse campo. Mas, de imediato, governo e Centrão por essa não esperavam.

Reflexos para 2022 em Alagoas

O deputado Arthur Lira pretendia com sua ascensão – por hora impedida – adquirir a hegemonia política em Alagoas.

Com essa articulação do atual presidente da Câmara – as projeções de todo seu grupo político cai como peças de dominó na busca por acomodações na eleição de 2022.

As principais acomodações políticas estão sendo afetadas nas macro regiões de Arapiraca, Palmeira dos Índios e o alto sertão onde o deputado construía bases políticas já para a eleição de 2022.