Política
Benedito de Lira: ‘500 mil sertanejos sem água para beber’
O senador Benedito de Lira denunciou hoje, durante a reunião da Comissão de Agricultura, a interrupção no fornecimento de água para abastecer cerca de 500 mil pessoas só no semiárido de Alagoas. Os carros pipas estão paralisados desde a semana passada porque o Ministério da Integração Nacional não renovou os contratos desse tipo de serviço.
“Não é possível que em pleno século 21 as pessoas padeçam pela falta de água para beber. Enquanto noutras regiões muitos só bebem água mineral gelada, no Nordeste, especialmente no semiárido, ainda convivemos com esse flagelo que se repete todos os anos, onde as pessoas sofrem por não terem a água de beber”. disse Benedito de Lira.
O senador alagoano fez críticas à falta de políticas públicas para o semiárido e anunciou que a Comissão de Agricultura do Senado Federal, a partir de agora, irá tratar desse assunto como parte integrante de sua função temática.
“Os efeitos da estiagem são sempre denunciados aqui no Congresso Nacional. E o que fazemos nós? Sempre apelamos para as ações de emergência… Destinamos somas enormes de recursos que não resolvem o problema porque, na realidade, o que precisamos é de uma política de Estado”, explicou o senador.
Apesar da crítica contundente, o senador Benedito de Lira reconheceu o esforço do Governo nos últimos anos, especialmente por parte do presidente Lula e da presidenta Dilma, mas admitiu que há uma dívida histórica do Brasil com relação ao Nordeste, que precisa ser resgatada.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região