Poder e Governo
Em meio à tensão política, Ibaneis envia mensagem a Celina, que estava internada: 'Brasília precisa de você'
Governadora recebeu alta na manhã desta segunda-feira, e havia sido hospitalizada na UTI após ser diagnosticada com pneumotórax
O ex-governador Ibaneis Rocha (MDB) prestou solidariedade à governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), que estava. Ela recebeu alta na manhã desta segunda-feira. Nas últimas semanas, o ex-chefe do Executivo sinalizou um rompimento com a aliada, mas recuou em meio às articulações para fortalecer sua candidatura ao Senado. Como mostrou o GLOBO, após as revelações de que o Banco de Brasília (BRB), sob o aval dele, tentou comprar e absorver o Banco Master com o objetivo de ocultar um rombo bilionário.
Leia:
Veja também:
Em manifestação divulgada nas redes sociais, o ex-governador disse ter mandado uma mensagem desejando "plena recuperação" para Celina. Ibaneis também mencionou ter fé que a governadora estará de volta em breve, cuidando do DF "com a dedicação de sempre".
"Há pouco, enviei uma mensagem à governadora Celina Leão desejando sua plena e rápida recuperação. Conheço sua força, sua determinação e sua capacidade de enfrentar desafios. Tenho fé de que, em breve, ela estará de volta, trabalhando e cuidando da nossa cidade com a dedicação de sempre. Como disse a ela: cuide-se. Brasília precisa de você. Que Deus a abençoe e lhe dê uma recuperação tranquila e breve", escreveu.
Celina foi atendida no Hospital Santa Lúcia Sul, da rede particular, neste domingo. A equipe médica relatou que o pneumotórax estava localizado no lado direito e foi solucionado por meio de uma "drenagem pleural, que transcorreu sem intercorrências e com exame radiológico de controle mostrando resultado satisfatório".
— Realmente, eu tive que ser internada, estava com falta de ar e com dor no pulmão. Eu não sou fraca, geralmente quando eu fico assim é porque precisa ver alguma coisa. Fiz o exame e deu um quadro de pneumotórax, um ar entre o pulmão e a pleura. Vou fazer um procedimento para retirar — relatou a governadora, em vídeo publicado nas redes sociais.
Na saída do hospital nesta manhã, Celina relatou estar "ótima" e "se sentindo bem".
Recuo e recado
Em março, Celina tomou posse como chefe do Executivo do Distrito Federal após a renúncia de Ibaneis, que deixou o cargo com o desejo de disputar o Senado nas eleições deste ano. A governadora é pré-candidata à reeleição ao Palácio do Buriti, mas sua provável chapa não contempla o emedebista. A ausência da vaga majoritária é apontada como o principal motivo para a decisão do ex-governador.
No vídeo em que divulgou estar “decepcionado” com Celina, no último dia 20, Ibaneis apareceu ao lado do presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi (SP), que chegou a deixar em aberto a possibilidade de uma candidatura própria da sigla.
— Apostamos na governadora Celina como uma continuidade daquilo que plantamos, e de onde tiramos o desastre que existia no Distrito Federal. Infelizmente, ao longo destes últimos dias, tivemos muitas decepções. Isso não quer dizer rompimento, mas um realinhamento de posições — disse Ibaneis.
Entenda:
Poucos dias depois, no entanto, o ex-governador defendeu a conciliação:
— Não podemos esquecer da nossa governadora Celina, que será a nossa candidata reeleita. Divergências nós temos até dentro de casa. O que é melhor é saber conciliar, e esse é o caminho — discursou Ibaneis durante evento em Planaltina (GO), no final de semana passado.
Ao responder o vídeo do ex-aliado, Celina frisou que cumpriu seu papel como vice-governadora "com respeito", mesmo diante do que definiu como "tempos difíceis" devido ao caso Master. Sem citar Ibaneis, ela também afirmou que "enquanto tem pessoas preocupadas com a campanha, eu estou preocupada em resolver os problemas do Distrito Federal".
— As pessoas precisam entender que sucessão nunca será submissão. Tenho plena consciência que fui leal enquanto estive do lado dele (Ibaneis) como vice-governadora em tempos muito difíceis — afirmou.
O BRB vive uma crise desde a descoberta de perdas bilionárias com operações realizadas com Daniel Vorcaro, que estão na origem da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que culminou na prisão do banqueiro.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
3RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
4EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
5OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas