Poder e Governo
Aliados de Lula descartam risco de hostilidade em encontro com Trump
Presidente dos Estados Unidos telefonou para Lula e sugeriu reunião marcada para esta quinta-feira
Interlocutores do governo avaliaram que o tom amistoso e a simpatia demonstrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante ligação telefônica no fim da semana passada, indicam que não há risco de uma atitude hostil ou fora do protocolo por parte do americano no encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agendado para esta quinta-feira em Washington. Os dois chefes de Estado combinaram a viagem durante uma conversa.
A iniciativa da ligação partiu de Trump , que manifestou o desejo de se encontrar pessoalmente com o presidente do Brasil. Lula aceitou o convite e se dispôs a viajar aos Estados Unidos. Trump, então, solicitou que seus assessores verificassem a disponibilidade em sua agenda e a reunião fosse rapidamente marcada para a Casa Branca, em um prazo incomum para reuniões presidenciais.
Segundo fontes que tiveram acesso aos relatos de ligação, Trump demonstrou simpatia e respeito por Lula. No entanto, neste segundo mandato do americano, já ocorreram episódios de tensão em visitas de outros presidentes à Casa Branca. Em fevereiro de 2025, Trump elevou o Tom com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusando o governo de Kiev de “jogar com a Terceira Guerra Mundial”. Zelensky acabou praticamente expulso da Casa Branca.
Em maio do mesmo ano, Trump preparou uma situação constrangedora para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ao exibir um vídeo e alegar a existência de um "genocídio branco" no país. O episódio gerou discussão acalorada, e o americano menosprezou Ramaphosa, conhecido por sua luta contra o apartheid.
Quando a visita de Lula aos Estados Unidos começou a ser cogitada, em janeiro, membros do governo brasileiro mantinham uma avaliação crítica sobre a dinâmica da administração Trump, que "impõe limites claros à previsibilidade". O entendimento era que as decisões tomadas no alto escalonamento eram frequentemente impactadas por disputas internas, representando um fator de risco.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'