Poder e Governo
Alexandre Ramagem é detido pelo ICE nos EUA após condenação por tentativa de golpe
Ex-deputado federal foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado
O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA (ICE), após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. A informação foi confirmada pela Polícia Federal à GloboNews.
De acordo com informações preliminares do portal G1, Ramagem foi detido em Orlando, na Flórida, por questões migratórias. O ex-deputado estava foragido desde a condenação.
Segundo as investigações da Polícia Federal, Ramagem deixou o Brasil clandestinamente antes do término do julgamento, atravessando a fronteira de Roraima com a Guiana, e posteriormente seguiu para os Estados Unidos, a fim de evitar a prisão.
Em janeiro de 2026, o Ministério da Justiça comunicou ao STF que o pedido de extradição havia sido formalmente encaminhado ao governo norte-americano. A documentação foi enviada pela Embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado dos EUA em 30 de dezembro de 2025.
O ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome de Ramagem na lista da Interpol, facilitando sua detenção por autoridades estrangeiras. Aliados do ex-deputado afirmavam que ele pretendia solicitar asilo político nos Estados Unidos.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão