Poder e Governo
Mendonça libera Ibaneis de comparecer à CPI do Crime Organizado
Ministro do Supremo ressaltou que ex-governador foi convocado pela Comissão na condição de investigado e por isso tem direito a decidir se vai ou não comparecer ao depoimento
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a não comparecer à CPI do Crime Organizado no Senado. O depoimento estava agendado para a próxima terça-feira.
Em despacho divulgado nesta sexta-feira, Mendonça destacou que Ibaneis foi convocado na condição de investigado e, por esse motivo, possui o direito de escolher se irá ou não prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito.
O ministro também mencionou outros cinco casos semelhantes em que tomou decisões na mesma linha. Segundo Mendonça, caso Ibaneis opte por comparecer à CPI, ele poderá exercer o direito ao silêncio sem sofrer qualquer constrangimento por essa decisão.
A convocação do ex-governador foi fundamentada pelos parlamentares em dois pontos principais: supostas ligações do escritório de advocacia de Ibaneis com investigados das Operações Compliance Zero e Carbono Oculto — que apuram lavagem de dinheiro para organizações criminosas — e o papel desempenhado por ele em decisões estratégicas do Banco de Brasília (BRB).
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão