Poder e Governo

Erika Hilton diz que nomeação para Comissão da Mulher foi contaminada por 'discursos odiosos'

Questionada sobre o tema, Silvia Abravanel, herdeira do SBT e pré-candidata a deputada federal, alegou que críticas do apresentador Ratinho foram normais

Agência O Globo - 31/03/2026
Erika Hilton diz que nomeação para Comissão da Mulher foi contaminada por 'discursos odiosos'
- Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A deputada federal (Psol-SP) afirmou, nesta segunda-feira, que as foram motivadas por uma tentativa de gerar "distração", a partir de "discursos odiosos", com as pautas reais que são discutidas em relação às mulheres, especialmente em meio ao aumento de casos de feminicídio. Uma das principais críticas , que questionou a legitimidade da parlamentar no cargo. A empresária Silvia Abravanel (PSD) — filha de Silvio Santos, fundadora da emissora, e — afirmou, em entrevista divulgada nesta terça-feira pelo portal Metrópoles, considerou “normal” o posicionamento de Ratinho contra Erika.

Eleições:

Leia também:

— Tentaram transformar em uma distração o que de fato era importante para a Comissão da Mulher — disse Erika, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. — Um debate que poderia ser muito produtivo, do ponto de vista "do que esta deputada tem de políticas públicas para as mulheres? Qual a contribuição da deputada para a defesa dos direitos das mulheres?", foi completamente contaminado por um discurso odioso, que, talvez por eu ser uma mulher trans, eu fosse menos mulher e menos capaz — completou.

Erikano dia 11 de março, sob críticas de deputados da oposição. No mesmo dia, Ratinho ressaltou "não ter nada contra" a deputada, mas . Ele também se referiu ao parlamentar como “a deputada ou o deputado, não sei”, e afirmou que o nome escolhido para o cargo em questão “deveria ser uma mulher”.

— Nosso desafio não vai ser permitir que essa onda horrorosa que se afirma, de mentiras, desinformação, ódio e ataques pessoais possam continuar a protagonizar — afirmou Erika. — As mulheres brasileiras esperam respostas contundentes diante do aumento do feminicídio, dos casos de estupro e dos debates misóginos.

'Não se encha'

Questionada sobre o assunto em entrevista divulgada pelo Metrópoles, a empresária e pré-candidata Silvia Abravanel minimizou as críticas feitas por Ratinho. Segundo ela, o apresentador “não ofendeu a dignidade e nem a moral” de Erika ao questionar a legitimidade da deputada em ocupar tal cargo enquanto uma mulher transgênero.

— Eu acho que não foi um crime o que ele fez, que ele não ofendeu a dignidade nem a moral dela. Como ela (Erika Hilton) é uma pessoa que está aberta, está na política, aberta para a televisão, ela tem que aceitar também as críticas que vêm de qualquer pessoa — argumentou Abravanel.

Erika de São Paulo (MP-SP) que acusa Ratinho de proferir declarações transfóbicas. A ação requer a instauração de inquérito policial para apurar a possível prática dos crimes de transfobia (até cinco anos de prisão), violência política de gênero (até seis anos de prisão) e injúria transfóbica (até quatro anos de prisão).

— Será que ela entende os problemas e desafios de uma pessoa que nasceu mulher? Não é fácil ser mulher. E se fosse ao contrário? — questionou Ratinho. — Temos que ter inclusão, mas não vamos exagerar. Você vai em restaurante, se tiver um "casal normal", homem e mulher, eles ficam normais. Agora, seja por dois homens ou duas mulheres, eles ficam se beijando para provocar os outros. É isso que não concordo, esses exageros — completou o apresentador.

Um deputado informou que os ataques, por serem feridos na rede nacional, possuem um "aumento significativo" em seu alcance. Segundo o documento, o posicionamento questiona a legitimidade da deputada para assumir o posto na comissão, com a "negação" de sua identidade de gênero.

Desde a escolha de Erika para liderar o colegiado, marcada por votos em branco em protesto, deputadas da oposição intensificaram a contestação. Após a primeira sessão presidida pela deputada, .

Mesmo após a ação judicial, Ratinho disse que as críticas a suas falas foram alvo da “lacração” e declarou que continuará com seu estilo direto:

— Eu não vou mudar o meu jeito de ser para agradar quem quer que seja — afirmou, reiterando a mesma posição.