Poder e Governo

Lula ironiza reação de Valdemar após posar com prefeitos do PL em evento em São Paulo

Presidente destacou que o PL é o 'maior inimigo' do governo na Câmara durante cerimônia no ABC Paulista

Agência O Globo - 10/02/2026
Lula ironiza reação de Valdemar após posar com prefeitos do PL em evento em São Paulo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou a possível reação do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, após aparecer em uma foto ao lado de prefeitos do partido de Jair Bolsonaro. O registro foi feito nesta segunda-feira (10) em Mauá, São Paulo, durante um evento de anúncio de investimentos em educação e saúde.

"O presidente do partido deles (Valdemar Costa Neto) vai bater neles, porque eles estão em uma foto comigo", brincou Lula diante de cinco prefeitos e dois secretários municipais, representantes de cidades beneficiadas com ambulâncias financiadas pelo governo federal. Entre os presentes no palco, apenas o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), é aliado direto do presidente.

Os prefeitos Tite Campanella, de São Caetano do Sul, e Guto Volpi, de Ribeirão Pires, ambos do PL, participaram do evento. Após o registro fotográfico, Lula reforçou: "O PL é o maior inimigo do governo na Câmara".

O presidente ressaltou, no entanto, o respeito à democracia: "Mesmo assim, vocês estão recebendo ambulância porque foram eleitos pelo voto, e eu respeito o voto do povo da cidade de vocês", completou.

Com as entregas anunciadas nesta segunda-feira, a região do Grande ABC passa a contar com 34 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192. Os veículos foram distribuídos entre os municípios: Santo André (10), Diadema (9), São Bernardo do Campo (7), Mauá (4), São Caetano do Sul (2), Ribeirão Pires (1) e Rio Grande da Serra (1).

O evento também marcou a aquisição e reforma do prédio do Campus Mauá do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com investimento estimado em R$ 44,8 milhões pelo Novo PAC. A nova unidade atenderá cerca de 1.400 alunos. Ainda na ocasião, foi anunciado um aporte de R$ 37,4 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Mauá.