Poder e Governo
TSE retoma julgamento que pode cassar Jorge Seif por abuso de poder econômico
Senador aliado de Bolsonaro começou a ser julgado há dois anos por episódio envolvendo eleições de 2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira o julgamento da ação que pode resultar na cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob acusação de abuso de poder econômico. O julgamento teve início em abril de 2024, mas foi suspenso após o relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, solicitar a produção de novas provas.
O processo foi motivado por suspeitas de que o empresário Luciano Hang teria utilizado recursos e estrutura de sua empresa para apoiar a campanha de Seif, oferecendo funcionários e aeronaves, o que ambos negam. A ação foi movida pela coligação derrotada nas eleições. Inicialmente, Seif foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas o caso chegou ao TSE por meio de recurso.
Ministros do TSE consultados pelo jornal O Globo avaliam, em caráter reservado, que o desfecho do julgamento tende a ser favorável a Seif, devido à ausência de provas consideradas contundentes.
A expectativa é de que o caso seja concluído ainda nesta terça-feira. Além do relator Floriano de Azevedo Marques, participam do julgamento os ministros Antônio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva, Estela Aranha, André Mendonça, Nunes Marques e Cármen Lúcia.
O recurso foi apresentado pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União), que solicita a reversão da decisão do TRE-SC, que havia rejeitado a ação contra Seif e outros apoiadores. Segundo a acusação, Jorge Seif, Hermes Artur Klann, Adrian Rogers Censi, Luciano Hang e Almir Manoel Atanazio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista (SC), cometeram ilícitos eleitorais em 2022, caracterizando abuso de poder econômico em favor da candidatura de Seif.
Entre as supostas irregularidades apontadas estão: a cessão de um helicóptero, de propriedade de Osni Cipriani, para deslocamentos de Seif durante a campanha; o uso da estrutura material e de pessoal das Lojas Havan, de Luciano Hang, em benefício do senador; e a utilização de transporte aéreo, canais oficiais da empresa, sala de gravação para lives e vídeos para redes sociais com o objetivo de promover a candidatura.
A ação também cita possível financiamento de propaganda eleitoral por entidade sindical, com a participação de Seif na 21ª Semana de Indústria Calçadista Catarinense, realizada em São João Batista (SC) e promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados local.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar