Poder e Governo
Pirarucu na panela, Vandré na playlist e uísque de presente: os bastidores do jantar de Lula com líderes da base aliada
Presidente se reuniu com deputados na Granja do Torto na noite desta quarta-feira
O pirarucu servido no jantar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com líderes da base aliada era parte de um presente do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No fim do ano passado, Silveira presenteou Lula com peixes amazônicos, que foram transportados de uma fazenda no interior de Minas Gerais até Brasília em caminhão.
Durante o encontro, Lula contou, em tom descontraído, que havia decidido colocar os peixes no lago da Granja do Torto. No entanto, como os animais cresceram e começaram a se alimentar de outros bichos, inclusive filhotes de pato da região, o presidente optou por levá-los à mesa. Cada pirarucu pode atingir até três metros de comprimento e pesar mais de 100 kg. Silveira também esteve presente no jantar.
Participaram do evento representantes de todos os partidos, exceto PL e Novo. A próxima confraternização de Lula com parlamentares, prevista para depois do Carnaval e voltada aos senadores, também terá um dos pirarucus oferecidos por Silveira no cardápio. No jantar desta quarta-feira com os deputados, o menu incluiu bacon de pirarucu, acompanhado de arroz, pirão e farofa.
Antes de discursar, Lula escolheu tocar "Disparada", de Geraldo Vandré, interagindo com os presentes ao citar trechos da canção: "Prepare o seu coração / Pras coisas que eu vou contar / Eu venho lá do sertão (3x) / E posso não lhe agradar". Bem-humorado, o presidente comentou que costuma pedir aos ministros para prepararem o coração antes das reuniões. Na playlist, também entrou o clássico "Para não Dizer que não Falei das Flores", outro símbolo da resistência à ditadura.
Além de agradecer a Motta e aos líderes, Lula fez menção à ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo, elogiando seu "empenho, dedicação e disciplina". Gleisi, que não havia preparado discurso, foi convidada a falar e reforçou os agradecimentos do presidente aos parlamentares da base.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compareceu ao início do evento, antes do jantar ser servido, mas não participou da refeição. Ela retornou ao salão apenas após o término do jantar, sentando-se ao lado de Lula, segundo relatos de líderes presentes.
O presidente também agradeceu especialmente ao líder do PP, Doutor Luizinho (RJ), que lhe presenteou com uma garrafa de uísque.
Além dos líderes convidados, estiveram presentes no encontro Alexandre Silveira (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência), e os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
(Colaborou Sergio Roxo)
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar