Poder e Governo

Novo intensifica convite a Carol de Toni para formar 'palanque triplo' ao Senado em SC

Deputada bolsonarista anuncia saída do PL após legenda decidir apoiar Carlos Bolsonaro e Espiridião Amin

Agência O Globo - 05/02/2026
Novo intensifica convite a Carol de Toni para formar 'palanque triplo' ao Senado em SC
Novo intensifica convite a Carol de Toni para formar 'palanque triplo' ao Senado em SC - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Após comunicar à presidência do PL sua decisão de deixar o partido, a deputada federal catarinense Carol de Toni recebeu novo convite do partido Novo para se filiar à legenda. A articulação, que já vinha sendo conduzida desde o fim do ano passado, ganhou força após Carol ser preterida pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, na disputa pela vaga ao Senado. O Novo, que já integra a chapa de reeleição do governador Jorginho Mello (PL) com o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), indicado para vice, agora deseja ter Carol como candidata ao Senado.

“Pelo Novo, a candidatura da Carol ao Senado é inegociável. O Brasil precisa de senadores com independência, preparo técnico e coragem para cumprir o papel constitucional do Senado, e a Carol reúne todas essas condições”, afirmou Eduardo Ribeiro, presidente nacional do Novo.

Com a possível filiação de Carol, a chapa de Jorginho Mello poderá contar com três candidatos ao Senado: Carlos Bolsonaro (PL), Espiridião Amin (PP) e, caso aceite, Carol de Toni pelo Novo, compondo um 'palanque triplo' e ampliando o espaço do partido junto ao núcleo do governador.

Inicialmente, interlocutores apostavam que a escolha do candidato ao Senado pelo Novo afastaria Amin da chapa majoritária, aproximando-o da candidatura do prefeito de Joinville, João Rodrigues (PSD). Isso abriria espaço para que Carol concorresse ao Senado pelo PL, junto a Carlos Bolsonaro.

No entanto, essa expectativa foi frustrada nesta semana, quando Valdemar Costa Neto confirmou à deputada, na terça-feira, a permanência de Amin na composição, em razão de acordo com o PP, presidido nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira (PI). No dia seguinte, Carol comunicou oficialmente sua saída do PL.

Procurada pela reportagem, a equipe de Carol de Toni informou que a deputada ainda avalia a qual partido irá se filiar para disputar o Senado, mas confirmou ter recebido convites de seis legendas: Novo, PRD, Avante, Podemos, MDB e PSD.