Poder e Governo

Gracinha Caiado assume União Brasil em Goiás após saída de Ronaldo Caiado para o PSD

Com a saída do marido, Gracinha anunciou que presidirá o diretório estadual do partido e manterá apoio à candidatura do vice-governador Daniel Vilela ao comando do estado

Agência O Globo - 04/02/2026
Gracinha Caiado assume União Brasil em Goiás após saída de Ronaldo Caiado para o PSD
Gracinha Caiado - Foto: Reprodução / Instagram

Cotada para disputar o Senado, a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, confirmou nesta quarta-feira que vai assumir a presidência do diretório estadual do União Brasil. A decisão ocorre após o governador Ronaldo Caiado deixar a legenda e se filiar ao PSD na semana passada. O anúncio foi feito durante compromisso ao lado do vice-governador Daniel Vilela (MDB), nome apoiado por Caiado para a disputa ao governo estadual deste ano.

— Eu assumo a presidência do União Brasil mostrando que estamos unidos e coesos. Ronaldo saiu porque a federação já havia sinalizado que não queria um candidato à Presidência. Ele mudou de partido, mas o União Brasil permanece unido, junto com Daniel, com o MDB, para vencermos as eleições. Goiás não pode retroceder — declarou Gracinha.

A movimentação de Gracinha ocorre uma semana após a filiação de Caiado ao PSD, partido comandado por Gilberto Kassab. Em vídeo publicado nas redes sociais, Caiado apareceu ao lado dos governadores do Paraná e do Rio Grande do Sul, ambos do PSD, e afirmou ter feito um "gesto de total desprendimento" ao deixar o União Brasil.

Os três governadores têm se colocado como pré-candidatos à Presidência da República. Com esses nomes na disputa, a direção do PSD precisará definir quem representará a chamada terceira via nas eleições de outubro, que já têm confirmadas as candidaturas do presidente (PT) e do senador (PL).

No cenário estadual, Caiado se dedica à eleição de Daniel Vilela como seu sucessor. Internamente, parte do União Brasil defende uma aliança com o grupo governista, embora o partido tenha como pré-candidato ao governo o senador Wilson Morais, atual presidente do diretório estadual. A chapa majoritária inclui ainda o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), escolhido para disputar o Senado. Gracinha, que aparece bem nas pesquisas, também é cogitada para compor a chapa.