Poder e Governo

Marinho afirma que Bolsonaro está 'tranquilo' diante de possível perda de patente e classifica julgamento como 'injustiça'

Senador diz que ex-presidente vê processo no STM como questão lateral e mantém serenidade; Marinho reforça articulação eleitoral do PL e destaca apoio de Tarcísio.

Agência O Globo - 04/02/2026
Marinho afirma que Bolsonaro está 'tranquilo' diante de possível perda de patente e classifica julgamento como 'injustiça'
Marinho afirma que Bolsonaro está 'tranquilo' diante de possível perda de patente e classifica julgamento como 'injustiça' - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado Fonte: Agência Senado

O senador Rogério Marinho (PL-RN) afirmou nesta terça-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro encara com tranquilidade o processo que pode resultar na perda de sua patente militar. A declaração foi feita após visita ao ex-mandatário, em meio ao avanço de procedimentos na Justiça Militar relacionados à situação funcional de Bolsonaro como capitão reformado do Exército.

Segundo Marinho, o ex-presidente não trata o tema como prioridade e considera o caso parte de um conjunto mais amplo de medidas que, na avaliação de seu entorno político, seriam injustiças cometidas contra ele. O senador classificou o processo como uma questão lateral diante do cenário político e jurídico que envolve Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente mantém serenidade quanto ao desfecho.

— O presidente está tranquilo em relação ao que está ocorrendo. É mais um episódio dentro de um processo maior — declarou Marinho, ao sustentar que Bolsonaro se sente alvo de decisões consideradas desproporcionais.

O caso tramita na Justiça Militar após o Ministério Público Militar apresentar representação que pode resultar na declaração de indignidade ou incompatibilidade para o oficialato, medida que, se acolhida, leva à perda do posto e da patente. O tema está sob análise do Superior Tribunal Militar (STM), instância responsável por julgar esse tipo de procedimento envolvendo militares da reserva.

Marinho, que também coordena a campanha de Flávio Bolsonaro, reforçou o discurso eleitoral do PL e afirmou que a candidatura do partido está muito tracionada, com articulações em diferentes estados já em andamento. Segundo ele, o PL trabalha para montar palanques regionais e lançar candidaturas majoritárias — ao governo ou ao Senado — em todas as unidades da federação.

— As tratativas estão sendo feitas em vários estados. Há negociação, transigência, mas sem perder a nossa essência. O projeto está andando — disse Marinho.

O senador acrescentou que Bolsonaro está animado com a construção da estratégia eleitoral e participa das orientações sobre alianças e discurso de campanha, com foco na defesa do que chamou de legado do ex-presidente.

‘Tarcísio é leal’

Questionado sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Marinho afirmou que o apoio dele será relevante para o projeto do PL em 2026. Destacou a lealdade do ex-ministro de Infraestrutura de Bolsonaro e disse que o engajamento do governador paulista deve ser decisivo no maior colégio eleitoral do país.

— Tarcísio é um homem leal, correto, um extraordinário gestor. Não tenho dúvida de que o engajamento dele será real e decisivo para ganharmos as eleições em São Paulo — afirmou.

Tarcísio era cogitado para disputar o Palácio do Planalto antes do lançamento da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. Atualmente, ele se coloca como candidato à reeleição, mas seu nome ainda é lembrado por setores do mercado.