Poder e Governo
Tarcísio promove evento popular para destacar programa social ao lado da primeira-dama
Governador busca consolidar imagem em área de disputa com o Bolsa Família do PT
O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, foi palco nesta quinta-feira (4) de um evento voltado a beneficiários do programa social "Superação", lançado por Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na cerimônia, foram entregues certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a famílias de baixa renda de municípios como Guarulhos, Campinas e Mauá.
O objetivo do evento foi reforçar a imagem de Tarcísio como um governador “comprometido com o social”, expressão utilizada pela primeira-dama, Cristiane Freitas, durante seu discurso. Os cursos, de curta duração, são oferecidos pelo Fundo Social, órgão sob comando de Cristiane, e integram o "Superação", iniciativa que busca se destacar em meio à comparação com o “Bolsa Família”, dos governos do PT.
Tarcísio foi bastante aplaudido pelo público, fez referências bíblicas e relembrou sua trajetória ao lado de Cristiane, incluindo um beijo no palco. Disse, por exemplo, que “Deus dá um talento para cada um” e destacou a importância do esforço pessoal para alcançar objetivos. “Vocês são as únicas pessoas que podem mudar a história de vocês”, afirmou a primeira-dama em outro momento.
O casal conduziu sozinho a cerimônia de formatura, a segunda realizada neste ano. A secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, responsável pelo programa e considerada um quadro técnico, acompanhou o evento da plateia. Ao final, assim como em outras ações do Fundo Social, Tarcísio e Cristiane posaram para fotos com todos os presentes.
O governador não concedeu entrevistas, evitando perguntas sobre temas como o aumento dos casos de feminicídio no estado ou polêmicas envolvendo Michelle Bolsonaro e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, seu padrinho político. Tarcísio é apontado como principal nome da direita para disputar a presidência contra Lula (PT) em 2026.
O evento também teve tom popular, com um karaokê promovido pelo cerimonial antes da chegada do governador. Participantes foram convidados a cantar músicas no microfone; uma das escolhidas foi “Muriçoca”, da banda O Rei da Cacimbinha, cuja letra ambígua foi interrompida antes do fim.
Segundo o governo estadual, o programa já capacitou 9.730 pessoas em 2024, com cursos nas áreas de moda, beleza, gastronomia, informática, construção civil e administração. A iniciativa é realizada em parceria com o Senac São Paulo e o Centro Paula Souza, responsáveis pela formação técnica e estrutura pedagógica.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista