Poder e Governo
Primeira Turma do STF deve manter prisão preventiva de Bolsonaro em julgamento virtual
Medida é vista como necessária por magistrado diante da possibilidade de fuga do ex-presidente
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser mantida, conforme apontado na decisão do ministro Alexandre de Moraes. Por esse motivo, a tendência é que a Primeira Turma da Corte reforce a manutenção da medida. A sessão do plenário virtual foi agendada para segunda-feira pelo ministro Flávio Dino.
Durante o julgamento, das 8h às 20h, os magistrados da Primeira Turma vão analisar a decisão de prisão preventiva de Bolsonaro, determinada por Moraes.
Segundo integrantes da Corte ouvidos pelo jornal O Globo, a prisão preventiva decretada por Moraes foi considerada necessária, pois havia indícios claros de risco de fuga por parte do ex-presidente.
Na avaliação de um dos ministros da Primeira Turma, qualquer cidadão condenado que tivesse uma vigília convocada na porta de sua residência levaria as autoridades policiais a ficarem em alerta, enxergando a possibilidade de fuga diante da aglomeração.
A leitura predominante entre os ministros é de que a decisão de Moraes seguiu o que determina o Código de Processo Penal, atuando para evitar uma eventual fuga de Bolsonaro, que estava em prisão domiciliar.
Neste sábado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Bolsonaro, que foi conduzido à sede da Polícia Federal. A decisão atendeu a um pedido da corporação, que identificou risco de fuga após a convocação de uma vigília por Flávio Bolsonaro em frente à residência do ex-presidente.
É importante destacar que a prisão preventiva decretada não está relacionada à execução da pena de 27 anos e três meses imposta a Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, condenação ocorrida em setembro pela Primeira Turma do STF.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal