Poder e Governo

Médica que prescreveu remédio associado a alucinação visita Bolsonaro na PF

Marina Pasolini foi apontada pelo próprio Bolsonaro como a responsável por receitar medicamento que causou episódio de alucinação

Agência O Globo - 23/11/2025
Médica que prescreveu remédio associado a alucinação visita Bolsonaro na PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução / Agência Brasil

A médica responsável por prescrever o medicamento citado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro como possível causador do episódio de alucinação que o levou a tentar manipular sua tornozeleira eletrônica compareceu à Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília, para visitá-lo.

Segundo o próprio Bolsonaro, em audiência de custódia, Marina Pasolini teria prescrito a Sertralina sem consultar os demais profissionais de saúde que o acompanhavam, o que teria provocado uma reação adversa com outro medicamento utilizado no tratamento de uma crise de soluços. Em depoimento, o ex-presidente relatou ter tido alucinações, chegando a imaginar que havia uma escuta instalada no equipamento eletrônico.

Ao chegar à Superintendência, Marina Pasolini limitou-se a informar que faria apenas uma avaliação do ex-presidente.

Em boletim médico divulgado pelos outros dois médicos que acompanham Bolsonaro, Claudio Birolini e Leandro Echenique, foi informado que o ex-presidente faz uso de diversos medicamentos devido às internações e cirurgias realizadas desde 2018.

"Na noite de sexta-feira, dia 21 de novembro, o ex-presidente relatou quadro de confusão mental e alucinações, possivelmente induzidos pelo uso do medicamento Pregabalina, prescrito por outra médica, com o objetivo de otimizar o tratamento, porém sem o conhecimento ou consentimento desta equipe", disseram os médicos.

Segundo eles, a Pregabalina apresenta interação com outros medicamentos utilizados por Bolsonaro para tratar os soluços (Clorpromazina e Gabapentina), podendo causar efeitos colaterais como alteração do estado mental, desorientação e alucinações. Os médicos ressaltaram que o medicamento foi suspenso imediatamente.