Poder e Governo
'Justiça decidiu, tá decidido', diz Lula sobre prisão de Bolsonaro
Presidente participou neste domingo do segundo dia de reuniões da Cúpula do G20, na África do Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ser questionado sobre a prisão de seu antecessor, Jair Bolsonaro, preferiu não comentar a decisão judicial durante entrevista à imprensa ao final do encontro do G20, na África do Sul. Segundo Lula, a determinação partiu do Supremo Tribunal Federal (STF) e será cumprida.
— Não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, delação, de julgamento. A Justiça decidiu, tá decidido. Ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez — afirmou Lula.
O presidente também comentou a declaração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou a prisão do antigo aliado como "uma pena".
— Acho que não tem nada a ver. Trump tem que saber que somos um país soberano e o que decide aqui, tá decidido — pontuou Lula.
Prisão
Neste sábado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Bolsonaro, que foi levado à sede da Polícia Federal. A decisão atendeu a um pedido da corporação, que avaliou risco de fuga após uma vigília convocada por Flávio Bolsonaro em frente à residência do ex-presidente.
A prisão preventiva não está relacionada à execução da pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado, à qual Bolsonaro foi condenado em setembro pela Primeira Turma do STF.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal