Poder e Governo

Prisão de Bolsonaro provoca comemoração e cautela em condomínio de Brasília

Moradores do Solar de Brasília trocam mensagens festivas, organizam churrasco e administração reforça proibição de discussões políticas nos grupos de WhatsApp

Agência O Globo - 22/11/2025
Prisão de Bolsonaro provoca comemoração e cautela em condomínio de Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução / Agência Brasil

Horas após a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada na manhã deste sábado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o clima no condomínio Solar de Brasília, onde o ex-mandatário cumpre medidas restritivas, tornou-se tema central nos grupos de WhatsApp dos moradores.

Enquanto parte dos vizinhos demonstrava preocupação com a movimentação nas ruas internas e temia novos tumultos, outros celebraram a decisão judicial. Houve queima de fogos e até convites para comemorações nas áreas residenciais.

Em um dos grupos, o “Assuntos Gerais Solar BSB”, moradores desejaram bom dia, comentaram sobre churrascos e compartilharam vídeos e músicas — entre eles, um link para Caetano Veloso com a música “É Hoje”, enviado por uma moradora por volta das 10h21. Outro participante escreveu mais cedo: “Hoje tá bom pra fazer churrasco”, mensagem acompanhada de risadas e emojis. Já uma vizinha avisou que faria “uma festa aqui em casa” para comemorar seu aniversário antecipadamente e que esperava “não incomodar os vizinhos”.

A administração do grupo reforçou as regras do espaço virtual e pediu para evitar qualquer conteúdo relacionado ao cenário político.

“Não é permitido publicação de cunho político sob hipótese alguma”, escreveu uma administradora, marcando uma moradora que havia comentado sobre o caso. Em seguida, reforçou: “Não será permitida a publicação de nenhum assunto referente à política neste grupo”. Ela informou ainda que mensagens fora das regras seriam apagadas e que participantes reincidentes seriam excluídos.

Segundo vizinhos ouvidos pela reportagem, outras mensagens de conteúdo político — tanto críticas quanto de apoio ao ex-presidente — foram rapidamente removidas ao longo da manhã para evitar conflitos entre moradores.

Histórico de tensões

A movimentação desta manhã reacende tensões já registradas desde agosto. Moradores relataram buzinaços, congestionamentos e receio de acampamentos de apoiadores na porta do condomínio. Na ocasião, houve relatos de bloqueio do acesso ao residencial por simpatizantes do ex-presidente.

O Solar de Brasília, localizado na região do Jardim Botânico, é uma área nobre da capital federal e fica a cerca de 10 km do Congresso Nacional. A casa onde Bolsonaro residia até sua condução à Polícia Federal é alugada e paga pelo PL.

Prisão

Jair Bolsonaro foi preso preventivamente após decisão do ministro Alexandre de Moraes, que apontou risco concreto de fuga, violação da tornozeleira eletrônica durante a madrugada e o planejamento de uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro. Segundo a Polícia Federal, a mobilização poderia tumultuar a fiscalização das medidas e facilitar eventual evasão.