Poder e Governo
Bolsonaro está preso em sala de 12 m² com banheiro privativo na Polícia Federal; veja as diferenças para uma cela comum
Espaço na Superintendência da PF no Distrito Federal foi reformado recentemente para receber o ex-presidente
Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi encaminhado neste sábado a uma sala na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde cumpre prisão preventiva. O ambiente passou por reforma recentemente, diante da possibilidade de Bolsonaro ser detido por descumprimento de ordens do Supremo.
A sala possui 12 metros quadrados e conta com banheiro privativo, cama, cadeira, armário, escrivaninha, televisão, frigobar e ar-condicionado. O espaço tem características semelhantes à sala onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou detido, em 2018, na Superintendência da PF em Curitiba. Na ocasião, Lula cumpria pena de 12 anos por condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP), sentença posteriormente anulada pelo próprio STF.
Outro ex-presidente que também passou por cela na PF foi Michel Temer, que ficou quatro dias detido na Superintendência do Rio de Janeiro após ser preso na Operação Descontaminação, um desdobramento da Lava-Jato.
A legislação brasileira garante que autoridades com prerrogativa de função, como ex-presidentes, tenham direito a um espaço compatível com a chamada "sala de Estado-Maior". O objetivo é assegurar condições dignas e preservar a integridade física do detido.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe após as eleições de 2022 e, desde agosto, cumpria prisão domiciliar preventiva.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados