Poder e Governo

Imprensa estrangeira destaca prisão preventiva de Bolsonaro determinada por Moraes

Jornal americano 'The Washington Post' ressalta que detenção ocorre 'dias antes de ele começar a cumprir sua pena de 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe'.

Agência O Globo - 22/11/2025
Imprensa estrangeira destaca prisão preventiva de Bolsonaro determinada por Moraes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Foto: © Foto / Isac Nóbrega/PR

A imprensa internacional repercutiu, na manhã deste sábado, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), efetuada pela Polícia Federal.

O jornal americano The Washington Post destacou que a prisão ocorreu "dias antes de ele começar a cumprir sua pena de 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe".

A Polícia Federal justificou o pedido de prisão pelo risco à ordem pública e citou a convocação feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para uma vigília na noite deste sábado, no condomínio onde Bolsonaro reside, em Brasília. A decisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão é de natureza preventiva e não está vinculada diretamente à condenação por tentativa de golpe de Estado. No caso da trama golpista, a decisão ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda cabe recurso.

A Polícia Federal não detalhou o motivo da prisão e, em nota, afirmou apenas que cumpriu "um mandado de prisão preventiva em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal". Bolsonaro foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

A decisão judicial determinou que o cumprimento do mandado fosse realizado sem o uso de algemas e sem "qualquer exposição midiática".

Bolsonaro já foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

A decisão de Moraes em relação ao ex-presidente foi tomada após a decretação da prisão preventiva do deputado Alexandre Ramagem, também condenado no caso da tentativa de golpe. O parlamentar deixou o país e encontra-se nos Estados Unidos.

Em atualização