Poder e Governo

Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso em Brasília

Mandado de prisão preventiva foi cumprido por volta das 6h deste sábado. Ex-presidente está na sede da Superintendência da Polícia Federal

Agência O Globo - 22/11/2025
Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso em Brasília
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). - Foto: Cristobal Herrera/EFE

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (data a ser atualizada), por volta das 6h, em seu condomínio residencial, em Brasília.

Bolsonaro foi conduzido por um comboio de agentes da Polícia Federal e chegou à sede da Superintendência da PF por volta das 6h35.

A prisão tem caráter preventivo, ou seja, não se trata do cumprimento de pena. O ex-presidente permanecerá em uma sala de Estado, espaço reservado a ex-presidentes da República e outras altas autoridades.

A defesa de Bolsonaro havia solicitado, desde quinta-feira, a concessão de prisão domiciliar humanitária, alegando motivos de saúde, uma vez que o ex-presidente possui diversas comorbidades.

Segundo informações apuradas pela Globo, a prisão preventiva foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como medida cautelar para garantir a ordem pública.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

No caso da trama golpista, a Primeira Turma do STF considerou o ex-presidente culpado, por quatro votos a um, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático, organização criminosa, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Votaram a favor da condenação os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux foi o único a divergir.

Matéria em atualização.