Poder e Governo
Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso em Brasília
Mandado de prisão preventiva foi cumprido por volta das 6h deste sábado. Ex-presidente está na sede da Superintendência da Polícia Federal
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (data a ser atualizada), por volta das 6h, em seu condomínio residencial, em Brasília.
Bolsonaro foi conduzido por um comboio de agentes da Polícia Federal e chegou à sede da Superintendência da PF por volta das 6h35.
A prisão tem caráter preventivo, ou seja, não se trata do cumprimento de pena. O ex-presidente permanecerá em uma sala de Estado, espaço reservado a ex-presidentes da República e outras altas autoridades.
A defesa de Bolsonaro havia solicitado, desde quinta-feira, a concessão de prisão domiciliar humanitária, alegando motivos de saúde, uma vez que o ex-presidente possui diversas comorbidades.
Segundo informações apuradas pela Globo, a prisão preventiva foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como medida cautelar para garantir a ordem pública.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
No caso da trama golpista, a Primeira Turma do STF considerou o ex-presidente culpado, por quatro votos a um, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático, organização criminosa, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Votaram a favor da condenação os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux foi o único a divergir.
Matéria em atualização.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados