Poder e Governo
Diretor da PF alerta que grandes operações podem ser prejudicadas por PL de Derrite
Andrei Rodrigues afirma que projeto de lei Antifacção ameaça autonomia da Polícia Federal e compromete investigações sensíveis
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, alertou nesta terça-feira (data não informada) que o projeto de lei Antifacção, de autoria do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), representa um risco à autonomia da instituição e pode dificultar o andamento de grandes investigações.
Rodrigues citou como exemplos as apurações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, a morte do delator do PCC Vinicius Gritzbach e a operação Carbono Oculto, que revelou a infiltração do crime organizado no mercado financeiro e no setor de combustíveis.
Pela versão mais recente do projeto, a Polícia Federal seria obrigada a informar "autoridades estaduais" sobre procedimentos relacionados ao crime organizado. Segundo o diretor-geral, essa exigência pode comprometer o sigilo de investigações envolvendo policiais, como nos casos de Marielle e Gritzbach.
— Entendemos que esse normativo, da forma como está redigido, limita e suprime competências da Polícia Federal. Então isso, em nenhum sentido, é tolerado. Tenho o dever de defender a instituição, a sociedade brasileira e garantir que as polícias deste país sejam respeitadas. Grandes operações ficarão dificultadas se essa lei for aprovada — afirmou Andrei Rodrigues, em entrevista à Globonews.
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'