Poder e Governo
Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é afastado do cargo por 180 dias
Mandados de prisão e bloqueio de bens marcam investigação sobre contratos emergenciais na saúde do município
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias após uma operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta quinta-feira (6). A ação faz parte da Operação Copia e Cola, que investiga supostos crimes em contratos emergenciais da área da saúde no município do interior de São Paulo.
Segundo a PF, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Além disso, a Justiça determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns investigados, totalizando cerca de R$ 6,5 milhões, e aplicou medidas cautelares como a suspensão de funções públicas e a proibição de contato entre determinados envolvidos.
De acordo com o G1, entre os presos está o empresário Marcos Silva Mott, amigo do prefeito, suspeito de lavagem de dinheiro em contratos da prefeitura. A defesa de Mott declarou que "trata-se de medida desnecessária, pois nosso cliente sempre esteve à disposição das autoridades e já prestou esclarecimentos iniciais".
Rodrigo Manga se pronunciou nas redes sociais sobre o afastamento: "Acredite se quiser, me afastaram do cargo. Eu aqui em Brasília, fui em frente ao Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua, os deputados me receberam super bem, falando: 'Manga, cuidado, você está aparecendo muito, estão tentando aí'. O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles [...] gente não deu outra", afirmou.
A Prefeitura de Sorocaba comunicou que, "em conformidade com a legislação vigente e o princípio da continuidade administrativa, o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto assumiu, nesta quinta-feira (6), o cargo de prefeito de Sorocaba, até que os fatos sejam esclarecidos, garantindo a plena continuidade dos serviços públicos e o funcionamento regular da Administração Municipal".
Prefeito 'tiktoker'
Rodrigo Manga foi reeleito no ano passado com mais de 263 mil votos, alcançando 73,75% dos votos válidos. Aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito ganhou notoriedade nas redes sociais por utilizar o humor em vídeos para informar a população sobre serviços municipais, como a instalação de carregadores portáteis e guarda-chuvas nos pontos de ônibus.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas