Poder e Governo
Moraes autoriza general réu por trama golpista a fazer o Enem sob escolta
General da reserva poderá se deslocar apenas para o exame, com escolta policial discreta
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o general da reserva Mario Fernandes a realizar a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos próximos dois fins de semana. Fernandes é réu em uma das ações penais relativas à trama golpista investigada pelo STF.
Moraes permitiu o deslocamento de Fernandes até o local de prova, em Brasília, "durante o período estritamente necessário para o deslocamento, participação e retorno". O Comando Militar do Planalto, onde o general está detido, será responsável pela escolta, que deverá ser "realizada de forma discreta e sem ostensividade no uso de arma". O Enem acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro.
Segundo as investigações, Fernandes foi responsável por elaborar o documento intitulado "Punhal Verde e Amarelo", que detalhava um plano de assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes. O general admitiu a autoria do documento, mas alega que não o mostrou a ninguém.
Já a Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que o plano fez parte da tentativa de golpe de Estado e chegou a ser colocado em prática, inclusive com o monitoramento do ministro do STF.
O general da reserva é um dos seis réus do chamado "núcleo dois" da trama golpista, grupo que, segundo a PGR, era responsável por "gerenciar" as atividades da organização que tentou o golpe. O julgamento desse núcleo está marcado para dezembro na Primeira Turma do STF. Todos os réus negam participação na tentativa de golpe.
Mario Fernandes está preso preventivamente desde novembro do ano passado. Em dezembro, foi transferido do Rio de Janeiro para Brasília.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2ECONOMIA | AGRONEGÓCIO
Rafael Tenório anuncia novo investimento em Palmeira dos Índios e aposta no potencial do agro da região
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4EMPREENDEDORISMO
Lula Cabeleira investe em novo shopping de Juazeiro do Norte e reforça aposta no potencial econômico da cidade
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Tornado atinge o Rio Grande do Sul e deixa feridos