Poder e Governo
Mauro Cid retira tornozeleira eletrônica após audiência no STF
Tenente-coronel inicia cumprimento de pena de dois anos em regime aberto
O tenente-coronel Mauro Cid retirou, nesta segunda-feira, a tornozeleira eletrônica que utilizava desde 2023. A remoção do equipamento ocorreu após audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), marcando o início do cumprimento de sua pena em regime aberto, iniciado na semana passada.
Cid foi condenado a dois anos de reclusão na ação penal relacionada à tentativa de golpe de Estado. A pena reduzida foi resultado de seu acordo de delação premiada. O tenente-coronel foi o único dos réus a não recorrer da condenação, o que levou o relator, ministro Alexandre de Moraes, a determinar o início do cumprimento da sentença.
Por cumprir pena em regime aberto, Cid não precisará ir para a prisão, mas deverá seguir uma série de restrições, como a proibição de deixar o Distrito Federal e o recolhimento domiciliar durante as noites e fins de semana.
O militar também está proibido de usar redes sociais e de manter contato com os demais réus do processo, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem foi ajudante de ordens.
Na decisão da semana passada, o ministro Moraes determinou ainda a devolução dos bens de Cid que haviam sido apreendidos e a realização de ações necessárias pela Polícia Federal para garantir a segurança do réu e de seus familiares.
Os outros sete réus do chamado "núcleo crucial" da trama golpista, entre eles Bolsonaro, apresentaram embargos de declaração — recurso utilizado para esclarecer omissões, dúvidas ou contradições de um julgamento. Esses embargos serão analisados a partir da próxima sexta-feira, no plenário virtual do STF.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados